quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ollie Johnston

Li algures que faleceu aos 95 anos o último dos desenhadores da idade de ouro da Walt Disney Pictures. Gente que ainda é do tempo em que os desenhos animados eram mesmo feitos a partir de desenhos, daqueles pintados à mão em papel branco e só depois transpostos imagem-a-imagem para o formato televisão. Uma geração de desenhadores de elite que trabalhava em exclusivo para o inventor do Pinóquio, do Mickey e do ...Bambi. Soube hoje que foi este velhote Ollie quem desenhou a famosa cena em que a mãe do Bambi morre pela espingarda de um caçador. Foi na primeira vez que entrei numa sala de cinema e a minha consciência infantil tremeu pela base. Um abalo inesquecível, aquela cena que me fez chorar baba e ranho. Paz à sua alma.

4 comentários:

Happinêss disse...

Oh... Essa descrição agora também me deixou pieguitas..

O primeiro filme que eu vi no cinema foi "A Branca de Neve e os Sete Anões", num cinema aqui ao lado de casa... Foi um dos dias mais especiais da minha existência.

Manana disse...

Paz à alma de quem? Do Ollie ou da mãe do Bambi?

Lek disse...

...de ambos. A frase remate é ambigua sim, embora, a alma de um boneco animado possa ter exponencialmente mais paz que a do seu criador.
PS- a manana tem um blogue m'nta giro ;)

R2D2 disse...

1º - A mãe do Bambi era uma querida

2º - Por estas merdas e por outras é que não curto caçadores

3º - "Chorar baba e ranho" não está ao alcance de todos os mortais (boa Lek!)

4º - 95 anos parece-me uma idade muito bonita para se morrer de papo cheio

5º - Tenho duvidas sobre onde fica a base da consciência infantil dum modo geral, e da minha em particular.

6º - Estava a ver que não acabavam as histórias da tropa neste espaço. Eu nunca curti a tropa e a tropa nunca me curtiu a mim.

7º - Vou ver o blog da Manana, espero que valha a pena...