quarta-feira, 10 de março de 2010

Jornais desportivos de hoje



A julgar pelas capas (de dois) dos três diários desportivos de hoje, nota-se perfeitamente que o FCPorto acabou de ser eliminado da principal prova europeia de clubes, não nota?

É inegável que há, sempre houve e haverá um tratamento jornalistico diferenciado consoante o clube a se refiram as notícias. Eu até percebo que isso aconteça, afinal também os jornais são instituições financeiras, vivem de lucros e precisam de captar o seu público alvo. O que não se percebe é que os seus responsáveis editoriais não assumam frontalmente essa tendencia e, de uma vez por todas, venham a terreno dizer simplesmente que ganham mais a falar de vermelho que de azul, que o peso da notícia é irrelevante e só ganha importância quanto mais se aproximar de determinada gama de cor.

Se nas vitórias recentes do F.C. Porto o tratamento diferenciado foi sempre evidente (nas vitórias mais antigas chegou mesmo a ser vergonhoso), já nas derrotas, ainda mais tratando-se de uma derrota histórica como a de ontem à noite, não se percebe. Já nem discuto o critério jornalistico no tratamento da notícia. Que mais não seja perde-se o timming, o sentido de oportunidade, acima de tudo a actualidade da notícia. Afinal, tanto Sporting como Benfica só vão jogar ...amanhã.

Ao menos nos tempos do jornal -O Incrível- sabiamos com o que contar. A capa apregoava «Chovem burros na Irlanda», a malta ía a correr comprar para saber do insólito meteorológico e lá dentro vinha a saber afinal que um agricultor tinha levado o burro a passear de balão e acontecera uma fatalidade.
Já no caso dos jornais desportivos portugueses, vira-se a página e toca invariavelmente ao mesmo. Há anos que é assim. Não mata, mas mói.

3 comentários:

Unknown disse...

Podes explicar o que está errado nas capas demosntradas???
Tal vez estejas com a "visão turva" por algum motivo!
Melhor dizendo, deves estar com o olho em sangue!
Vai-te habituando, acabou o ciclo da "fruta" e "apitos dourados"!

Anónimo disse...

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/03/17/havia_factores_de_correc_o_para.html

Fix disse...

i os Jornais de hoje mostram que o porto perdeu e ganhou o GLORIOSO, falo da Taça da Liga é claro!
Já agora hoje vou almoçar Franguito à D. Nuno.