segunda-feira, 29 de março de 2010

Jornais de hoje II

Por norma, não sou cliente de jornais desportivos. Em primeiro lugar, porque, à parte da informação factual e estatística, considero o jornalismo desportivo como o parente pobre da classe. Salvo raríssimas excepções, é feito pelos jornalistas mais fracos e menos dotados para a matéria. Depois, porque nunca senti necessidade de aprofundar os assuntos do jogo. São sempre recorrentes. Os jogadores treinadores e dirigentes dizem sempre as mesmas coisas nas mesmas circunstâncias, é portanto, informação que dispenso. O futebol para mim é entretenimento e nesse sentido, confesso que tenho achado graça às capas dos três tablóides nacionais.

Já aqui há 2 posts abaixo tinha referido a discrepância e a oportunidade dos assuntos abordados. Mas olhemos para mais um (belo) exemplo: o de hoje, segunda-feira, dia 29 de março.
Ora o Jogo faz capa ao regresso de Hulk e à sua exibição de bom nível no jogo de ontem à noite.
A Bola continua a prestar vassalagem aos seus patronos inspiradores e publica uma imagem do jogo de ante-ontem, elevando Luisão (o marcador do golo contra o Braga) à condição de semi-deus e por causa disso muito requisitado na europa do futebol. A vitória do Liverpool sobre o Suntherland ocupa um espaço igual à do Belenenses x Porto, pelos mesmos numeros, embora esta última relegada para a lateral. O avançado espanhol Torres tem a mesma dimensão de Hulk.
Hilariante é mesmo o Record (o orgão oficial não-assumido dos encarnados) que qual jornal das efemérides vermelhas, traz na capa o ex-internacional português Rui Costa que completa hoje trinta e oito primaveras. Parabéns Rui, por toda a admiração que nos mereces. Admiração essa que será igualmente repartida por outros ex-internacionais portugueses como Fernando Gomes; Chalana; Jorge Costa; Domingos Paciencia; Jordão; Néné e até Eusébio. Não me lembro de uma capa de jornal que assinalásse o aniversário de um d'eles. O Record leva o prémio Caras do futebol. E qualquer dia publica relatórios de encomenda nas reuniões Tuperware organizadas pela Margarida Prieto no museu da águia ou as actas do Jockey Club do Manuel Damásio. Rídiculo.

2 comentários:

Leididi disse...

Lê a secção de desporto do i, que é bem boa. juro.

Lek disse...

Ehehehe sim Di. É das que eu leio ;)