segunda-feira, 26 de maio de 2008

Festival

Sim, eu ainda sou do tempo em que o Festival Eurovisão da Canção era um evento de fazer parar o país. Por duas razões: não havia Mtv; e não havia mais nada. Lembro-me de aí ter descoberto uma das primeiras influências da minha infância uns gajos suecos chamados Abba, das vitórias de Israel com "A-Ba-Ni-Bi-oboébé" e "Aleluia". Do festival da canção emergiam sempre canções que dominavam as sessões de canto de chuveiro durante algumas semanas após o evento. Era um verdadeiro festival. A Manuela Bravo (a do "balão sobe") era até minha vizinha ...e depois houve o Carlos Paião e a Dora e antes d'eles a Madalena Iglésias e o Eduardo Nascimento que eu tanto ouvi naqueles discos LP das Selecções do Reader's Digest. Confesso que para mim o vento mudou e que já há muitos anos que eu não via aquilo com olhos de ver, mas este ano porque teve mesmo de ser e a televisão não estava a dar mais nada ...ou secalhar porque quando mudei para o C1 apanhei logo de estopa com a Ani Lorak (ou será Ани Лорак?!), enfim, era a representante da Ucrânia no festival d'este ano com uma canção de título Shady Lady (mulher assombrosa, na tradução politicamente correcta). Doze segundos bastou-me para declarar a canção vencedora. Já está. Para falar a verdade nem ouvi bem a musica, o barulho das crianças e o burburinho dos adultos não mo permitiu, mas o meu juizo estava feito, a mulher era mesmo um assombro. Mas errei. Afinal a Ani Lorak arrecadou o 2º lugar nos televotos finais seguramente dominados pelo novo riquismo do leste europeu, de onde a nação mãe Russia saíu vencedora recebendo votação máxima de cinco ex-repúblicas soviéticas. Seja como for, estou a perder qualidades, já não acerto nos vencedores de forma tão sistemática. Resta-me o conforto de ter acertado na representante Portuguesa no interno festival RTP da canção, a Vânia Ferreira. Também era dificil falhar uma vez que a rapariga além de ser grande, canta que se farta. Em Belgrado, ela ganhou a simpatia dos jornalistas e o 13º lugar final. Nada mau, desde 1998 que não ficávamos tão bem na foto.

1 comentário:

Happinêss disse...

Também eu, Lek, vi esse concurso sábado à noite e já sabia que não iamos lá com fado moderno, se nem o ano passado lá fomos com a Sabrina, tenho dúvidas se alguma vez iremos.

Atentei foi na fase da votação e na cordialidade de junta os países vizinhos, europa do norte premia europa do norte, europa de leste premia europa de leste e peninsula iberica premia-se mutuamente.

Gostei particularmente da música de Espanha com o "maikayakson e roboco", mas infelizmente ficou atras de nós. Quando à Vânia Fernandes, ela que continue a mandar postais.