segunda-feira, 13 de julho de 2009

Festivais ...ou festas?

Assisti por dentro, ao nascimento desse fenómeno a que hoje se chamam os "festivais de verão", há já muito tempo que os frequento e tenciono continuar a frequentar enquanto tiver pernas e pachorra. Ainda assim, não posso deixar de demonstrar algum desalento pela forma como eles têm evoluido. Com os anos, o que se ganhou em qualidade de organização, perdeu-se em conteúdo e emotividade. Se por um lado os -festivais- revelam hoje uma maturidade logística quase irrepreensível onde já nem faltam as sanitas em loiça, por outro, transformaram-se em festas bacocas manietadas pelas instituições corporativas que as patrocinam.

Acabou este fim de semana o Optimus Alive, um evento cuja respectiva organização baptizou de "o melhor festival Português". Embora tenha falhado o primeiro dia estive lá nos outros. Achei fraquinho, muito fraquinho: O cartaz é recorrente e as surpresas nunca vêm do palco principal, é mais fácil descobrirmos projetos emergentes interessantes num palco secundário do que rejubilarmos com uma fantástica actuação no palco principal. Mais um cachorro, duas bifanas, três cervejas e seguimos no ping-pong entre palco A, B e C, para descobrir que na maior parte das vezes o espectáculo não valeu o pó que se comeu nesse caminho.
Longe vão os dias em que o "festival" durava só um par de noites, com um line-up escolhido a dedo e em que qualquer um chegava ao fim cansado de tanto saltar mas com a alma revigorada pela energia que permanentemente transbordava do palco.
Sim, bem sei que nesse tempo as casas de banho cheiravam mal ...mas.

1 comentário:

Mariana disse...

Não posso deixar de concordar contigo que o circo montado à volta do tema princiapl - que devia ser a música - ultrapassa o móbil que nos leva lá. Mas os cartazes são, cada vez mais, pensados em função da quantidade de gente que lá podem levar e cometem-se erros grandes na elaboração dos alinhamentos. E não deixa de ser ridículo ver as pessoas cheias, da cabeça aos pés, de brindes, sempre preocupadas se já têm tudo de todas as tendas... Eu gosto das casas de banho limpas(!!), mas penso que isso não é incompatível com um bom espectáculo, ou precisamos de ser feios, porcos e maus??

Temos que começar a pensar em grande e ir para os glanstonburys e lolapallozas... isso sim! troup tuga festivaleira on its way!

Vá, agora vamos lá aos killers... mas ante ainda temos que levar com a duffy... tás a ver? flagelo...