quarta-feira, 30 de junho de 2010

Espanha 1-0 Portugal

E pronto, chegou ao fim a epopeia dos navegadores portugueses no mundial 2010 na Africa do Sul. Um tiro certeiro de Villa afundou a caravela e fez seguir em frente a armada espanhola. Não tivémos hipótese, os espanhois foram francamente superiores no dominio de jogo, tiveram mais bola, criaram muito mais oportunidades que só não resultaram em golos devido à irrepreensível exibição do guarda-redes Eduardo, um verdadeiro heroi. Pronto, para nós acabou. Quatro jogos disputados, dois empates, uma vitória, uma derrota e apenas um golo sofrido.

E agora? Agora, ao contrário de alguns de vocês, estou convencido que temos em Queiroz o homem certo para liderar os destinos da selecção. Tem defeitos como todos nós, claro, também ele falha como os grandes jogadores falham penalties em momentos decisivos. Mas o homem sabe do negócio, só precisa de tempo e dentro de dois anos estou certo que teremos uma equipa ainda mais competitiva. Assim as bandeiras portuguesas permaneçam nas janelas, mesmo não estando lá.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Portugal 0-0 Brasil

Porreiro. Eu cá gostei, apesar de não ter havido golos. As duas selecções já estavam apuradas para os oitavos e deu nisto. Mas serviu para notar algumas outras coisas: A crescente dinâmica da equipa, Danny incansável fazer um mar de kilómetros e recuperações, confirmar o grande momento de Coentrão e a confiança de Eduardo; dar minutos a um Pepe gladiador; testar a formula já usada de só ter Ronaldo sozinho na frente e acima de tudo silenciar a basófia do futebol brasileiro e fazer-lhes ver que afinal também eles podem cair. Com alguma sorte, voltaremos a ver-nos na final... penso eu de que.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Portugal 7-0 Coreia do Norte

Ou como passar de besta a bestial em noventa minutos. Num único jogo, desta vez contra a equipa (teoricamente) mais fraca do grupo de apuramento, tudo muda. Calam-se os velhos do Restelo, sorriem de alivio os profetas da desgraça e de repente já vamos ser campeões do mundo.

Três pontos meus amigos, para além disso, ainda não ganhámos nada. O resultado mais volumoso de sempre da selecção em fases finais só pode ter para já uma única leitura: servir de motivação. Claro que nos deixa com um pé e meio nos oitavos-de-final, visto ser improvável que a Costa do Marfim ganhe por 6 a 0 à Coreia e Portugal leve 3 sem resposta do Brasil. Prefiro não me meter nestas contas. A vitória traz coesão ao team e com ela, a boa forma e a alma extra que tanto tem faltado. Porra!? Nunca mais é sexta-feira...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Costa do Marfim X Portugal

Foi bom. Podia ser melhor, claro que sim. Todos queriamos ter ganho, de caretas. Mas não deu. É preciso pensar que o team africano não é tosco e que connosco formam a dupla que em teoria irá disputar a passagem na fase de grupos. Foi claramente um jogo de empate, o primeiro na fase final, é sempre um jogo que quem perde compromete o futuro na prova. Eles, simplesmente não quiseram perder este jogo, mais do que nós não conseguimos ganhar. O nulo do resultado final reflecte a justiça do jogo. Foi pena. Um rasgo de génio concretizador e tudo seria um mar de rosas. A lógica no futebol... é uma batata.