quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HOME, é fundamental ver

Está disponível de borla no Youtube um filme/documentário produzido por Luc Besson onde o realizador francês Yann Arthus-Bertrand nos conduz numa viagem à volta da Terra usando uma prespectiva que nos permite contemplar as suas extraordinárias belezas de uma forma absolutamente inédita. Mas mais do que isso, é também um retrato actual da forma dramática, e quiçá irreversível, de como estamos a comprometer o equilibrio fundamental do nosso planeta. É um documento impressionante, todo filmado em planos aéreos que proporcionam ao espectador uma visão do planeta do ponto de vista de um observador alienígena. A banda sonora faz pandant com a película e a locução da versão original (a inglesa) é feita pela Glenn Close.
O Filme dura hora e meia e se o quiserem ver (o que considero francamente obrigatório), é só clicar aqui.
Aconselho no entanto a aquisição da versão portuguesa do DVD que está à venda na Fnac pela quantia simbólica de cinco euros (nove para a versão Blu-ray), o que neste caso permirá efectuar sessões lúdicas com amigos, vizinhos e essencialmente filhos, na comodidade da sala e impressionar com a qualidade das imagens de alta definição no seu novo LCD. Outra vantagem é estar locutado exemplarmente pelo Eduardo Rego, pessoa que considero uma sumidade no género e assim dispensar as legendas.
Em suma, façam o vosso papel e vão lá ver porque está particularmente bem realizado e não deixa ninguém indiferente.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

H1N1 Files

Pela parte que me toca, a vacina da gripe A só vai entrar neste corpinho se não puder fazer nada para o evitar. Nunca me vacinei contra gripe nenhuma, não sei do meu boletim de vacinas vai para uns 10 anos e só tomo um Aspegic quando a dor de cabeça se torna insuportável. Como tudo o que se passa nesta vida chiclete, o recente pânico de uma pandemia à escala global tem recolhido tomadas de posição tão dispares como curiosas.
A antiga ministra da saúde finlandesa deu uma entrevista ousada (e corajosa) sobre esta e outras matérias relacionadas com a teoria da conspiração global à volta da gripe suína, ora vejam:



Claro que a Dra. Rauni Kilde é também uma creditada especialista em assuntos ditos paranormais como sejam: ovnis e contactos imediatos com extraterrestres, o que faz d'ela assim uma espécie de tia da Scully nos países nórdicos. Mas não deixa de ser interessante pensar nisso.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Social networks kill blog stars

Estou em crer que é por isso. Nomeadamente o Facebook que funciona como micro-blog. O povo anda mais virado pra lá do que para a blogosfera. Ali é mais simples, imediato, contudo mais fútil e efémero, digo eu. Publica-se um post e dependendo do tamanho do feed ele desaparece em minutos para o fundo da lista. Aqui as ideias sempre perduram um pouco mais no tempo e não há limite de caractéres, gosto mais. Mas lá há mais interactividade, é como ter vários pequenos blogs abertos em simultâneo na mesma janela. Pois é. Mas também tem "palha" aos molhos.
Se eu podia viver sem redes sociais? Podia, é tudo a mesma coisa.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009